Gestão e Ciclo de Receita
Gestão em Saúde
Assinatura de Novos Contratos, Acompanhamos os Resultados e Gestão no Ciclo de Receita.
Acompanhamos e monitoramos o processo de faturamento, guias de cobrança, procedimentos e serviços realizados sejam corretamente lançados em conformidade com a guia TISS (utilizada para a troca de informações entre prestadores e operadoras) e enviados de forma precisa e no prazo estabelecido.
O acompanhamento dos pagamentos das operadoras é essencial para garantir a liquidez da instituição de saúde. Auxiliamos no controle dos recebimentos e previmos os entraves financeiros, garantindo que não ocorram atrasos ou falhas no recebimento dos valores devidos.
Quanto às glosas, preparamos os recursos e acompanhamos o pagamento pela operadora de saúde. Além disso, analisamos as causas das glosas e apresentamos soluções para reduzir a taxa de glosa para o mínimo aceitável.
Capacitação e Treinamento Contínuo para Garantir a Eficiência Operacional
Capacitação contínua das equipes administrativas, agendamento, autorização prévia, autorização pós, financeira e de faturamento, para que possam lidar com as exigências do mercado de saúde suplementar e otimizar os processos internos.
Desenvolvimento de treinamentos regulares sobre as normas da ANS, tabelas de valores, procedimentos de faturamento e gestão de glosas, garantindo que todos os envolvidos no processo estejam bem preparados para lidar com as demandas do mercado.
Análise de Indicadores de Performance para Medir o Sucesso e Identificar Melhorias
Implementação de indicadores de performance (KPIs) para medir o prazo médio de fechamento da conta do paciente, prazo de envio da conta, índice de glosas, prazo de recebimento, a rentabilidade dos contratos e a satisfação das operadoras. A partir dessa análise, ajustes podem ser feitos para otimizar o processo e alcançar melhores resultados.
Entender os custos para o crescimento e equilíbrio financeiro do hospital, estratificação de contas por itens utilizados pelo paciente para encontrar as margens dos procedimentos, taxa de comercialização, diárias, taxas e grupos de receitas.
Focando na melhoria no ciclo de receita é necessária a operacionalização sistêmica, reduzindo as ações humanas que propiciam o “erro”, retrabalho e lançamentos manuais e com isso, o gerenciamento das estratégias de novos modelos de remuneração de repasse de honorários médicos, serviços de saúde terceirizada, análise estratégica dos indicadores disponíveis e apoio na tomada de decisão.
Identificar e assegurar o aumento de performance transformado a receita e geração de margem com base nos acordos contratualizados em cada fonte pagadora: SUS, convênios ou particular, entre outros.
Desenvolver ferramentas que indiquem a revisão periódica dos processos, POP’s e fluxogramas para reduzir a ação humana na execução da esteira de atendimento e com isso assegurar o ciclo de receita com as margens estabelecidas pela diretoria.
Ciclo de Receita